Com que frequência devo postar na minha página de Facebook?

Frequência de postagem no Facebook

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Um dos mitos da internet é de que página de Facebook tem que publicar algo todos os dias. Mas qual é a frequência de postagem ideal para minha página no Facebook? Bem, isso depende de uma série de fatores. Um dos principais é a quantidade de seguidores (pessoas que curtem a página) que a fanpage tem.

Quantidade de pessoas que seguem a página

A quantidade de seguidores de uma página afeta diretamente o número de cliques por publicação. Um estudo realizado pelo HubSpot mostra a tendência de que fanpages com mais seguidores tenha mais interação em seus posts. O gráfico mostra a relação entre o número de posts por mês e a quantidade de cliques nestes posts.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”2228″ img_size=”large” add_caption=”yes” onclick=”zoom”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Para páginas com mais de 10.000 seguidores, uma frequência maior de publicações recebe mais cliques. Neste caso, um a dois posts por dia (31 a 60 posts/mês) traz uma interação significante. Já páginas com menos de 10.000 fãs tiveram desempenho inverso: quanto mais posts, menos interação.

Por exemplo, fanpages com menos de 10.000 seguidores que postam mais de duas vezes por dia (60 posts/mês) recebem 60% menos cliques do que páginas que postam, em média, uma vez por semana (até 5 posts/mês). Ou seja, o excesso de postagens, ao invés de ajudar sua página, provoca menor retorno para o investimento.

Por que isso acontece?

Com a mudança no algoritmo do Facebook, em 2013, o usuário não recebe mais em sua linha do tempo todas as publicações dos perfis de seus amigos ou páginas que ele curte/segue. O aumento no número de fanpages disponíveis aumentou a concorrência e diminuiu o alcance das publicações orgânicas. Se o usuário clica na publicação de uma página, maior é a chance de ele visualizar o próximo post dessa fanpage em sua timeline.

 

Resumo da história: não é a quantidade de posts publicados que mais conta e sim a qualidade de cada publicação. Manter uma frequência de postagem é importante, sim, contudo deve-se cuidar com excessos. É mais eficaz investir em um post que interesse ao seu público do que sair publicando sem objetivo.

 

Fonte: Hubspot[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *