Quando a gente fala em marketing digital, especialmente anúncios online, é comum ver uma série de siglas que nem sempre são compreensíveis para quem não é do meio. Mas é importante que o cliente entenda o que representa cada uma delas, porque essas siglas estão presentes tanto no planejamento de campanhas quanto na mensuração dos resultados.
Por isso, confira aqui os significados de algumas das siglas do marketing digital mais usadas em publicidade no Google e no Instagram/Facebook:
CPC – Custo Por Clique
Custo Por Clique (do inglês Cost Per Click) é o método de cobrança mais comum nos links patrocinados. Se selecionada essa opção, você pagará um valor sobre o clique em seu anúncio a cada visitante. É interessante para quem tem o objetivo de vendas.
CPM – Custo Por Mil
Custo Por Mil (do inglês Cost Per Thousand) é o método de cobrança que leva em conta o número de visualizações do seu anúncio. Ou seja, você pagará por veiculação, independente se o usuário clicar ou não no link. Você paga quando seu anúncio atinge 100 visualizações. É ideal para fortalecimento de marca.
CPA – Custo por Ação, ou CPV – Custo por Vendas
Custo por Ação (do inglês Cost Per Action), conhecido também como Custo por Vendas, mostra a relação entre o valor investido em publicidade e a quantidade de ações realizadas. É utilizada principalmente para mensuração de vendas ou conversões.
CPL – Custo por Lead
Custo por Lead é o custo por cada pessoa que entrou no link patrocinado e realizou alguma ação. Por exemplo: o usuário acessa a landing page e preenche o formulário; você paga apenas quando esse usuário clicar em Enviar.
CTR – Taxa de Cliques
Taxa de Cliques (do inglês Click Through Rate) indica a variação entre o número de cliques e de aparições dos anúncios. Por exemplo, se 100 usuários visualizaram seu anúncio e 10 usuários clicaram no link do anúncio, você teve 10% de CTR.
Portanto, compreender essa “sopa de letrinhas” é fundamental para empresas que fazem publicidade online. Até porque, sem essas informações, não é possível avaliar se seu investimento está trazendo o retorno esperado ou se é preciso fazer ajustes nas campanhas.
Aqui na Ponto Zero Digital, a gente entende o significado de cada sigla, explica para você e utiliza aquelas que vão trazer os melhores resultados para sua empresa crescer e conquistar mais clientes.