Mania de Smartphones

Você é daquelas pessoas que sentam à mesa em um bar e já vai logo fazendo o check-in, postando foto no Instagram ou mandando um “whats” para os amigos? Se a sua resposta foi sim, saiba que você não está sozinho!

E para registrar esses momentos em que as pessoas ficam “escondidas” atras das telas, o fotógrafo conhecido como BabyCakes Romero criou um ensaio dedicado àquelas pessoas que passam o dia-a-dia grudadas nos smartphones, mesmo quando estão rodeadas de amigos.

O projeto, chamado The Death of Conversation (a morte da conversação, em tradução literal), trouxe clicks de pessoas em diversos momentos do seu dia, todas acompanhadas porém interagindo com o celular. A intenção é fazer com que as pessoas reflitam sobre o uso excessivo dos smartphones e como isso vem, de uma certa forma, afetando as relações interpessoais. O material viralizou, alcançando o mundo todo e levando a inúmeras discussões sobre o tema. O fotógrafo fez uma análise da motivação e, em seu entendimento, do por quê deste fenômeno. Traduzimos aqui um trecho:  “A ascenção do smartphone tem sido tão rápido que nós não tivemos tempo de trabalhar a etiqueta social, mas precisamos desesperadamente colocar algumas regras básicas para impedir que isso afete negativamente nossas relações interpessoais.”

Confira a seguir algumas dessas fotos. O projeto completo, com as fotos e o relato do profissional, está disponível no site do fotógrafo (em inglês).

Podem chamar de vício, mania, ou seja lá o que for. O fato é que essas novas tecnologias criaram milhares de usuários que não conseguem se “desconectar” do mundo virtual, nem mesmo quando estão rodeados de pessoas reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *