5 Dicas para trabalhar em Home Office

Home office

Nós da Ponto Zero acreditamos que, em várias áreas profissionais, é possível trabalhar em qualquer lugar. Por isso, organizamos internamente um documento com algumas orientações para atuação em home office, que adaptamos para compartilhar aqui no blog.  São dicas que nós aplicamos na empresa e que têm se mostrado eficazes no andamento dos projetos.

Vantagens do Home Office

Trabalhar em casa traz inúmeras vantagens para a equipe. Algumas delas são:

  • Não precisar enfrentar trânsito todos os dias;
  • Menos despesas com transporte e alimentação;
  • Possibilidade de definição da rotina de trabalho individualizada;
  • Flexibilidade para compromissos durante o horário comercial;
  • Trabalhar sob demanda, sem tempo ocioso.

Para as empresas, também são várias as vantagens. Veja algumas:

  • Diminuição dos custos, tanto com o empregado – vales transporte/refeição – quanto com o ambiente – aluguel, condomínio, despesas de água e luz etc.;
  • Aumento na produtividade da equipe, com redução do estresse – funcionário feliz rende mais;
  • Foco no resultado dos projetos.

Contudo, trabalhar em home office acarreta também alguns desafios. Quando se trabalha por resultados, é necessária alta capacidade de concentração e organização para não acumular entregas ou precisar “virar noite” por conta de um projeto atrasado. Também pode acarretar problemas de motivação e até isolamento social. Isso fora a dificuldade em separar quando se está trabalhando e quando se está relaxando.

Ter consciência das dificuldades é o primeiro passo para se obter sucesso profissional trabalhando em casa. É justamente para amenizar os problemas que organizamos as dicas abaixo. Aplicando-as no seu cotidiano, o lado positivo tem tudo para conquistar você e torna-lo um profissional ainda mais competente.

Dicas para trabalhar em Home Office

DICA 1: Horário

Tenha um horário de trabalho. Quantas horas por dia depende do seu planejamento. Mas estabeleça, por exemplo, que entre 13h30min e 18h30min, de segunda a sexta, você está em horário de trabalho. Senão, você mistura hora de lazer com trabalho e, ou não cumpre suas metas profissionais, ou não para de trabalhar. Nada impede que você assista um vídeo no YouTube ou estenda uma roupa na hora do lanche, mas siga o expediente que estabeleceu e, nesse período, foque no trabalho.

DICA 2: Vestuário

Não é porque você está em casa que vai trabalhar de pijama! Claro que você pode usar uma roupa confortável, não precisa colocar salto alto, maquiagem ou terno e gravata. Eu adoro trabalhar descalço ou de meias! Mas a vestimenta ajuda você a seguir os horários de trabalho. Tenha a mesma postura que você teria na agência ou escritório em um dia sem reunião.

DICA 3: Local de trabalho

Tenha um canto para se dedicar. Eu transformei um quarto em escritório, mas você pode ter sua estação de trabalho no canto da sala ou até no quarto. O importante é que, quando você está ali, você está trabalhando. Trabalhar em casa não significa trabalhar jogado no sofá ou na mesma mesa que as pessoas fazem as refeições. Ficar montando e desmontando tudo atrapalha sua produtividade e é um convite para se dispersar.

DICA 4: Organização

Organize todas as tarefas que você tem a fazer no dia, na semana. Você não tem chefe olhando, mas tem pauta a cumprir. Então, atenção para não deixar de lado algo importante e comprometer o resultado final. Como você vai se organizar fica ao seu critério. Pode ser com um aplicativo, quadro branco, ou o bom o velho bloco de papel e caneta. O importante é que você visualizar suas atividades para dar conta de tudo, sem furos.

DICA 5: Vida social

Talvez a única grande desvantagem do home office seja não ter os colegas de trabalho no dia a dia. Por isso, procure ter uma “rotina social”, ver gente! Vá para a academia ou pratique um esporte, faça uma aula de inglês, de música… Conviver com pessoas é fundamental, o ser humano é um ser social. Por exemplo, eu vou sempre levar ou buscar minha filha na escola. É preciso ver pessoas, trocar ideias, experiências. Isso faz bem, independente do segmento de atuação.

Gostou das dicas? Compartilhe com aqueles amigos que trabalham em casa – ou que pretendem trabalhar. Se você tiver outras dicas, escreva nos comentários para a gente. Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, acesse nosso portfólio e siga a Ponto Zero nas redes sociais. Você vai ver que home office, bem feitinho, pode render bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *